Hemorroida

20 julho, 2022

O que são hemorroidas?

Em palavras simples, hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus que acabam causando dor, incômodo, coceira e em alguns casos, sangramento anal. A evacuação pode machucar essas veias dilatadas causando dor, coceira ou até sangramento nas fezes.

As hemorroidas são como varizes das veias hemorroidárias. Assim como em qualquer variz, o sangue represado aumenta o risco de trombose, sangramento e inflamações das veias.

Em torno de 5% da população temo problema de doença hemorroidária, sendo mais comum nos adultos entre 40 e 60 anos e mulheres especialmente durante e após gravidez.

Classificação

A doença hemorroidária pode ser divida em:

·       Hemorroidas internas: quando ocorrem no reto.

·       Hemorroidas externas: quando ocorrem no ânus ou no final do canal anal.


Hemorroidas - Dr. Paulo Pittelli

 

Fatores de risco

Os principais fatores de risco são:

·       Constipação (prisão de ventre).

·       Diarreia

·       Segurar quando sentir a vontade de evacuar

·       Esforço para evacuar (especialmente em constipação)

·       Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário (um hábito comum hoje em dia com o celular)

·       Tabagismo

·       Hipertensão portal.

·       Dieta pobre em fibras

·       Obesidade

·       Gravidez

·       Sexo anal

·       História familiar de hemorroidas

 

Doutor, é verdade que pimenta e tempero causam hemorroidas?

Ao contrário da crença popular, não existe nenhum alimento específico que provoque hemorroidas. Também não existem evidências científicas de que pimenta, tempero ou café podem agravar o quadro de hemorroidas. O que pode fazer mal é uma dieta pobre em fibras por meio da constipação intestinal.

Sintomas

·       Assintomáticas

·       Dor

·       Sangramento (nas fezes ou papel higiênico)

·       Irritação e comichão anal

·       Prurido anal

·       Trombose (caroço inflamado)

 

Doutor, a minha Hemorroida pode virar câncer?

Não, hemorroidas não viram câncer. Porém como que hemorroidas podem ser confundidas com outros diagnósticos, é importante passar em uma avaliação com Cirurgião Geral ou Proctologista para realizar um exame físico completo. Além disso, os sintomas de um tumor intestinal, do reto ou do ânus podem ser confundidos com os da hemorroida, principalmente o sangramento ao evacuar. Por isso, em todo paciente com sangramento anal, especialmente naqueles com mais de 45 anos, é preciso ter certeza de que a causa é mesmo uma hemorroida sangrante e não é um tumor.

Diagnóstico

Para o diagnóstico é preciso realizar uma avaliação com especialista que irá fazer um exame físico completo desde a inspeção da região anal até o toque retal caso necessário. Em uns casos de hemorroidas internas Grau I e II, é necessário um exame de anuscopia onde se visualiza o reto usando um material similar ao espéculo.

Doutor, como posso aliviar o quadro de hemorroida?

1.   Beber bastante água para umedecer as fezes e melhorar a constipação

2.   Aumentar o consumo de fibras na dieta (legumes, frutas, ou suplementos de fibras)

3.   Evitar ficar muito tempo sentado no vaso sanitário.

4.   Não segurar a fezes quando a vontade de evacuar surge.

5.   Banhos de assento com água morna, três a cinco vezes por dia, para aliviar os sintomas agudos. Uma alternativa pode ser a aplicação de compressas úmidas mornas.

6.   Em caso de dor, compressas geladas também podem oferecer alivio.

7.   Evitar a limpeza após evacuação com papel higiênico e optar pelo uso de jato de água morna.

Tratamento

O tratamento da hemorroida pode ser classificado entre tratamento conservador, que é feito à base de pomadas, remédios, dieta e banhos de assento, ou tratamento cirúrgico, que pode ser feito no próprio consultório ou em centro cirúrgico apropriado, sob anestesia local e bloqueio regional ou até raquianestesia. A avaliação feita pelo médico especialista vai determinar o melhor tratamento para cada quadro de hemorroidas.

Doença Hemorroidária | Gastroclinic  DR AFTAB AHMED on Twitter: "🅐︎ Excisional Hemorrhoidectomy Closed  Technique (Ferguson Technique) 🆚 🅑︎ Excisional Hemorrhoidectomy Open  Technique(Milligan-Morgan) #SoMe4IQLatAm #SoMe4Surgery #Medtwitter #4KMedEd  #gastrointestinal #Colorectal ...

 

Hérnia Inguinal: Causas, Sintomas, Tratamento

2 maio, 2022

Hérnia Inguinal: quais são os sintomas e como tratar - Dr. André Medeiros


O que é a hérnia inguinal?

Uma hérnia inguinal ocorre quando o tecido, como parte do intestino, se projeta através de um ponto fraco nos músculos abdominais. A protuberância resultante pode ser dolorosa, especialmente quando você tosse, se inclina ou levanta um objeto pesado. No entanto, muitas hérnias não causam dor.


Uma hérnia inguinal não é necessariamente perigosa. Não melhora por conta própria, no entanto, e pode levar a complicações com risco de vida. Recomenda-se a cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal que é dolorosa ou ampliada. A correção de hérnia inguinal é um procedimento cirúrgico comum.



Sintomas

Os sinais e sintomas de hérnia inguinal incluem:


  • Uma protuberância na virilha, que se torna mais óbvia quando você está na posição vertical, especialmente se você tossir ou se esforçar
  • Uma sensação de queimação ou dor na protuberância
  • Dor ou desconforto na virilha, especialmente ao se curvar, tossir ou levantar peso
  • Uma sensação pesada ou arrastada na virilha
  • Fraqueza ou pressão na virilha
  • Ocasionalmente, dor e inchaço ao redor dos testículos quando o conteúdo desce para o escroto



Como Surge?


Algumas hérnias inguinais não têm causa aparente. Outros podem ocorrer como resultado de:


  • Aumento da pressão dentro do abdômen
  • Um ponto fraco preexistente na parede abdominal
  • Esforço durante movimentos intestinais ou micção
  • Atividade extenuante
  • Gravidez
  • Tosse ou espirros crônicos


Em muitas pessoas, a fraqueza da parede abdominal que leva a uma hérnia inguinal ocorre antes do nascimento. Outras hérnias inguinais se desenvolvem mais tarde na vida, quando os músculos enfraquecem ou se deterioram devido ao envelhecimento, atividade física extenuante ou tosse que acompanha o tabagismo.


Fraquezas também podem ocorrer na parede abdominal mais tarde na vida, especialmente após uma lesão ou cirurgia abdominal.


Nos homens, o ponto fraco geralmente ocorre no canal inguinal, onde o cordão espermático entra no escroto. Nas mulheres, o canal inguinal carrega um ligamento que ajuda a manter o útero no lugar.


Quais são os fatores de risco?


Fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma hérnia inguinal incluem:


  • Sexo Masculino: Os homens são oito vezes mais propensos a desenvolver uma hérnia inguinal do que as mulheres.
  • Ser mais velho: Os músculos enfraquecem com a idade.
  • História de família: Você tem um parente próximo, como um pai ou irmão, que tem a condição.
  • Tosse crônica: como de fumar.
  • Constipação crônica: A constipação causa esforço durante os movimentos intestinais.
  • Gravidez: Estar grávida pode enfraquecer os músculos abdominais e causar aumento da pressão dentro do abdômen.
  • Nascimento prematuro e baixo peso ao nascer: As hérnias inguinais são mais comuns em bebês que nascem prematuramente ou com baixo peso ao nascer.
  • Hérnia inguinal prévia ou correção de hérnia: Mesmo que sua hérnia anterior tenha ocorrido na infância, você corre maior risco de desenvolver outra hérnia inguinal.


Quais são as complicações da Hérnia Inguinal?


As complicações de uma hérnia inguinal incluem:


  • Pressão nos tecidos por volta da hérnia: A maioria das hérnias inguinais aumenta com o tempo se não for reparada cirurgicamente. Nos homens, grandes hérnias podem se estender até o escroto, causando dor e inchaço.
  • Hérnia encarcerada: Se o conteúdo da hérnia ficar preso no ponto fraco da parede abdominal, o conteúdo pode obstruir o intestino, causando dor intensa, náusea, vômito e incapacidade de evacuar ou eliminar gases.
  • Estrangulamento: Uma hérnia encarcerada pode cortar o fluxo sanguíneo para parte do intestino. O estrangulamento pode levar à morte do tecido intestinal afetado. Uma hérnia estrangulada é fatal e requer cirurgia imediata.


Pode Prevenir Hérnia inguinal?


Você não pode evitar o defeito congênito que o torna suscetível a uma hérnia inguinal. Você pode, no entanto, reduzir a tensão nos músculos e tecidos abdominais. Por exemplo:


  • Manter um peso saudável: Converse com seu médico e nutricionista sobre o melhor plano de exercícios e dieta para você.
  • Enfatize alimentos ricos em fibras: Frutas, vegetais e grãos integrais contêm fibras que podem ajudar a prevenir a constipação e o esforço.
  • Levante objetos pesados ​​com cuidado ou evite levantar pesos: Se você precisar levantar algo pesado, sempre dobre os joelhos – não a cintura.
  • Pare de fumar: Além de seu papel em muitas doenças graves, fumar muitas vezes causa uma tosse crônica que pode levar ou agravar uma hérnia inguinal.


Quando Procurar Atendimento Imediato?


Procure atendimento imediato se uma protuberância de hérnia ficar vermelha, roxa ou escura ou se você notar quaisquer outros sinais ou sintomas de uma hérnia estrangulada.


Conclusão


Consulte o seu médico se você tiver uma protuberância dolorosa ou perceptível na virilha. É provável que a protuberância seja mais perceptível quando você está em pé, e geralmente você pode senti-la se colocar a mão diretamente sobre a área afetada.

O tratamento da hérnia inguinal é cirúrgico que pode ser realizada por via aberta, videolaparoscópica ou robótica.


Cirurgia Hernia Inguinal - Laparoscopica | Vaquinhas online



 

Lipoma

20 abril, 2022

O que é um lipoma?

O lipoma é um conjunto de células de gordura e revestido por uma capa fibrosa formando um tumor benigno.

Os lipomas surgem no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele. São protuberâncias arredondadas, geralmente moles, que são facilmente visíveis e palpáveis. Os locais mais comuns para lipomas são: braços, ombros, pescoço, face, costas e tronco. O lipoma não é um câncer e o risco de tornar-se um é mínimo. 

O lipoma pode crescer em tamanho?

Depende. Tem lipomas que mantêm o próprio tamanho sem crescimento significativo. Porém, em alguns pacientes, o tumor pode crescer e chegar a ter mais de 10 cm de diâmetro.

Na maioria das vezes, o paciente opta por retirar o lipoma por questões estéticas. Para lipomas pequenos, menores que 4 cm, a ressecção pode ser feita com anestesia local numa sala cirúrgica básica. 

Entretanto lipomas maiores em locais mais delicados, a escolha é a exérese com sedação e anestesia adequada determinada pela equipe de anestesia.

Se você tiver um lipoma que está te incomodando, marque a sua consulta para programarmos a retirada!



 

Mitos e Verdades sobre Pedras na Vesícula Biliar

2 abril, 2022

A gente ouve ou lê muitas informações equivocadas sobre esse assunto, então vamos desmentir esses mitos que estão nas: 


- Não existem medicamentos, remédios ou suplementos que podem dissolver as pedras/cálculos da vesícula biliar. Uma vez formadas, a única forma de tirá-las é pela Colecistectomia ✅


- Quando programamos uma Colecistectomia, geralmente por Videolaparoscopia, o objetivo final é sempre retirar a vesícula inteira e não somente as pedras, pois é uma vesícula doente ✅


- As pedras da vesícula biliar não causam apenas problemas na própria vesícula, mas também em todo o trajeto que percorre (os ductos biliares e o pâncreas) ✅


Agora, se você tiver problema na vesícula biliar, marque a sua consulta para tirarmos as suas dúvidas e planejarmos o seu tratamento!